Medicina do Estilo de vida: O movimento que está revolucionando a saúde!

O que é Medicina do Estilo de vida?

 

A Medicina ou Ciência do Estilo de Vida é uma abordagem médica que pode ser utilizada em qualquer especialidade médica, para trazer mais acolhimento e eficiência para todo e qualquer tratamento. Na área da nutrologia e aqui na Liberi, se faz fundamental e parte do processo. É a Medicina do Estilo de Vida que contribui com ações diárias que realmente fazem diferença na vida das pessoas em tratamento.

A primeira vez que se utilizou o termo “Lifestyle Medicine” foi em um simpósio em 1989. De lá para cá, diversas publicações científicas de altíssimo impacto foram publicadas. Organizações de profissionais da saúde do Mundo todo tem reconhecido e estruturado o acesso de seus pacientes ao cuidado centrado na busca por saúde. 

 

Onde surgiu a Medicina do Estilo de Vida?

 

A relevância científica deste movimento é tão grande que a Universidade de Harvard tem um grande grupo de pesquisadores que se dedicam a estudar e desenvolver estratégias eficazes para tratar e prevenir doenças associando medidas de estilo de vida aos tratamentos medicamentosos já desenvolvidos. Existe a certeza de que é possível tratar (e talvez curar) doenças crônicas não transmissíveis com mudança de estilo de vida. 

O profissional que atua com Medicina de Estilo de Vida pode derivar de diversas especialidades: médicos nutrólogos, endocrinologistas, psiquiatras, cardiologistas, entre outros. Ainda temos vários nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de educação física (e outras áreas) que dedicam-se a estudar o estilo de vida de seus pacientes e a partir disso construir um processo efetivo de melhora da saúde. 

Atualmente algumas instituições se destacam no Mundo por serem pioneiras e grandes referências na formação de profissionais de saúde que usam a abordagem de Medicina de estilo de vida. Nos EUA temos o ACLM (American College of Lifestyle Medicine), na Europa o ECLM (The European College of Preventive and Lifestyle Medicine) e na Austrália o ASLM (Australasian Society of Lifestyle Medicine). Aqui no Brasil, o CBMEV (Colégio Brasileiro de Medicina de Estilo de Vida) coordena a integração e formação dos profissionais pioneiros a de fato contribuírem com a saúde de seus pacientes.  

O profissional que atende seguindo os preceitos de MEV, costuma também seguir a moderna Slow Medicine (linkar com o blog post sobre essa pauta) que afasta a pressa dos tempos modernos da relação médico-paciente e baseia-se na confiança e transparência para levar o melhor atendimento aos pacientes! 

 

Os seis Pilares da Medicina de Estilo de Vida

 

O conceito de Medicina de Estilo de Vida é bastante amplo e costuma gerar muita dúvida na cabeça de quem nunca ouviu falar. Meu trabalho como médico é deixar esse conhecimento acessível e prático para que as pessoas saibam exatamente por onde devem seguir com seus processos de mudança para as pessoas poderem se sentir melhor no seu dia a dia, perder peso e também tratar e prevenir condições de doença. 

Didaticamente, dividimos as ações que podem ser tomadas em seis áreas: 

1) Alimentação equilibrada 

2) movimento do corpo 

3) sono de qualidade 

4) manejo de estresse e emoções 

5) relacionamentos humanos saudáveis 

6) controle de danos de toxinas ambientais. 

 

Por aqui vou introduzir um pouco como podemos seguir em cada uma dessas áreas, mas para que isso efetivamente funcione na sua vida é essencial um acompanhamento médico e você pode agendar uma consulta comigo clicando no botão abaixo.

 

 

Somos o que comemos!

 

Alimentação equilibrada – Pilar 1 – Medicina do Estilo de vida:

 

Para ajudar uma pessoa a se alimentar bem podemos começar a focar mais nos consumos que podem ser incentivados do que nos que precisam ser proibidos. As proibições e o sentimento de culpa ao comer, somado à lentidão física do estilo de vida atual são as grandes responsáveis por padrões alimentares tão absurdos quanto os que vivemos atualmente. 

Alguns estudos relacionam altos índices de mortalidade a doenças crônicas e cardiovasculares associadas ao consumo de ultraprocessados (citar exemplos: presunto, patês etc…) (até 60mil mortes / ano no Brasil). A alimentação ideal deve ser composta pelo menos 85% do tempo de comida de verdade, que vem direto da natureza, prioriza o consumo de plantas e de alimentos integrais. 

 

Corpo bom é corpo que se movimenta! Mexer-se é fundamental.

 

Movimento do corpo – Pilar 2 – Medicina do Estilo de Vida?

 

Um período mínimo de 3 horas de movimento físico por semana é vital. Não há como construir saúde sem se movimentar. Musculação, corrida, pedalada, natação, treinamento funcional, dança… As opções são infinitas. Sentados atrás dos computadores estamos cada vez mais parados e por isso, cada vez ficando mais doentes e tristes! O movimento ajuda a prevenir doenças do corpo e da mente e se faz fundamental e essencial para qualquer pessoa.

 

Quem não descansa direito vai tá sempre cansado

 

Sono de qualidade – Pilar 3 – Medicina do Estilo de Vida

 

  Provavelmente você já teve momentos da vida que estava fadigado, com dificuldade de fazer coisas básicas devido ao seu excesso de demandas no dia a dia. A sensação de repousar e acordar disposto é talvez uma das melhores que existem! Porém, quando falamos de população brasileira, a a minoria de nós consegue de fato dormir de forma adequada. No meio de tantos problemas e de uma vida cada vez mais acelerada, o cérebro começa a ter dificuldade de sair do modo produtivo e entrar no modo repouso. 

Por isso, ter uma rotina de sono adequada para que o corpo consiga ter o descanso ideal é parte fundamental da construção de um Estilo de Vida saúdável. Existem diversas formas em que podemos trabalhar e reestruturar e regular sua rotina de sono.

 

Manejo de estresse e emoções – Pilar 4 – Medicina do Estilo de Vida

 

Estresse e sensibilidade emocional são problemas cotidianos na vida de quase todos nós. A impressão é que a capacidade que temos de lidar com problemas e situações desafiadoras está cada vez menor. Isso se deve às condições do nosso estilo de vida. O que comemos, ouvimos, falamos e sentimos impacta diretamente em quem somos. Olhar para sua mente e suas emoções e construir resiliência emocional com ajuda profissional vai ser cada vez mais importante. 

As pessoas que estão ao nosso redor são, com certeza, são parte fundamental de nossa saúde. Sentir-se amado, pertencente, bem quisto e acolhido é parte importante de nossa essência como ser humano. Amizades saudáveis, relacionamentos afetivos bem construídos e até mesmo relações profissionais precisam ser pensadas para que sejam leves e fluídas. O automático do dia a dia nos deixa ríspidos e fechados, nos traz medo da conexão com o outro e isso impacta negativamente em nossa saúde. 

As toxinas estão em nosso meio: álcool, tabagismo, drogas ilícitas, medicações, agrotóxicos, poluentes, etc tem enorme impacto em nossa vida. O caminho aqui é acolher os motivos que nos levam a sermos expostos a essas substâncias e construir um caminho sem julgamento mas com muito mais consciência do que queremos e de onde estamos caminhando. Ao longo dos tratamentos podemos reduzir quantidade, suspender uso ou apenas reparar o mesmo com outras medidas. Cada um vai construir a sua relação com as toxinas que rondam o seu dia a dia. 

Reconhecer que a direção precisa ser ajustada é o primeiro passo para DE FATO cuidar da sua saúde. Os seis pilares da Medicina do Estilo de Vida te trazem, de forma organizada, o direcionamento para começar. Procurar um médico para olhar como você está hoje e planejar os tratamentos e melhorias que precisam ser executadas é o início dessa jornada

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.