CONSULTA PSIQUIATRA

DRA REJANE ZAIDAN SCAGLIONE

Médica psiquiatra, especializada em diagnosticar, prevenir e tratar doenças do cérebro, com o objetivo de reabilitar e até mesmo prevenir doenças mentais, e melhorando a qualidade de vida do paciente.


Transtornos Alimentares, Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Esquizofrenia, Doença de Alzheimer, Transtorno de Déficit de Atenção e Demência são as principais queixas tratadas pela médica psiquiatra.

 

Entre em contato no botão abaixo para tirar suas dúvidas e agendar uma consulta online ou presencial na cidade de Florianópolis, SC.

* A Clínica Liberi não trabalha com convênios, mas você pode checar com a sua operadora a possibilidade de solicitar reembolso.

CONSULTA PSIQUIATRA

DRA REJANE ZAIDAN SCAGLIONE

Médica psiquiatra, especializada em diagnosticar, prevenir e tratar doenças do cérebro, com o objetivo de reabilitar e até mesmo prevenir doenças mentais, e melhorando a qualidade de vida do paciente.


Transtornos Alimentares, Depressão, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Esquizofrenia, Doença de Alzheimer, Transtorno de Déficit de Atenção e Demência são as principais queixas tratadas pela médica psiquiatra.

 

Entre em contato no botão abaixo para tirar suas dúvidas e agendar uma consulta online ou presencial na cidade de Florianópolis, SC.

* A Clínica Liberi não trabalha com convênios, mas você pode checar com a sua operadora a possibilidade de solicitar reembolso.

QUANDO PROCURAR
UM MÉDICO PSIQUIATRA

O termo psiquiatria vem do grego “curar a alma”. Mesmo com um propósito tão nobre, procurar um psiquiatra ainda é um tabu nos dias de hoje para muitas pessoas. No entanto, não sinta vergonha se perceber que problemas de ordem emocional interferem na sua rotina. Postergar o diagnóstico e o tratamento de uma condição pode torná-la crônica, diminuindo as chances de sucesso dos recursos terapêuticos. Fique atento:

 

Mudanças de
humor frequentes

Todas as pessoas tem oscilações de sentimentos, experimentando momentos de tristeza e frustração. Um sinal de alerta é quando você percebe reações desproporcionais à situação, com dificuldade de fazer o manejo da raiva, ansiedade ou outras emoções. Muitas pessoas que apresentam estes sintomas descrevem as situações como “8 ou 80”.

Baixa tolerância aos contratempos da rotina, irritabilidade, choro excessivo, tristeza que não alivia, apresentar dificuldade em lidar com frustrações são alguns sinais para procurar um psiquiatra.

 

Alterações no sono

Sonolência excessiva ou quadro inverso como insônia e dificuldade para dormir podem ser sinais de alerta. Eventualmente, em situações de estresse, é normal perder uma noite de sono. No entanto, se for uma situação recorrente, vai prejudicar as suas atividades diárias. Vários transtornos são relacionados à insônia, como a ansiedade, enquanto muitos pacientes com quadro de depressão podem apresentar sonolência excessiva.

 

Vícios

Pessoas que sofrem com vícios, mesmo tendo consciência do malefício, podem tomar a decisão de abandonar o consumo de substâncias como álcool ou drogas e não conseguir. Portanto, precisam recorrer à assistência psiquiátrica. Muitos vícios funcionam como um escape para um transtorno mental.

 

Alterações no apetite

Perder o apetite esporadicamente ou uma vontade de comer algo apetitoso são comuns a todas as pessoas. Deve-se prestar atenção aos sinais de perda ou aumento excessivo do apetite. Podem ser relacionados a depressão ou transtorno de ansiedade. Ainda, podem ser quadros de compulsão alimentar, anorexia, bulimia ou ortorexia.

Em casos de ideação suicida (pensamento e desejo de morte). Procure assistência profissional imediatamente.

Como funciona

Entenda como funciona a consulta e tratamento com a médica psiquiatra

Consulta

Os profissionais da Clínica Liberi são adeptos da SLOW MEDICINE, ou medicina sem pressa, portanto reserve 60 minutos para sua consulta presencial ou online (via videoconferência).

Exames

Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados pela médica psiquiatra para elucidar o diagnóstico médico.

Tratamento

seu tratamento será com base nas suas queixas e considerando o seu estilo de vida. Podem ser prescritas medicações, suplementação, exercícios e recursos terapêuticos, bem como orientações de novos hábitos de vida.

Acompanhamento

Vamos acompanhar o tratamento e sua evolução, melhorando sua saúde e sua qualidade de vida.

Telemedicina

A telemedicina, ou consulta online, é uma prática regulamentada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Federal Medicina. Permite a consulta, diagnóstico, e acompanhamento usando a tecnologia, mantendo o sigilo e preservando a relação médico-paciente.

Perguntas Frequentes

DESCONFIO QUE ESTOU COM DEPRESSÃO. DEVO PROCURAR UM PSIQUIATRA?

Buscar tratamento para aquilo que está nos incomodando é sempre o certo a se fazer. O psiquiatra analisará seu quadro clínico e dará um diagnóstico. Caso ele acredite que não se trata de uma doença, como a depressão, pode te encaminhar a um psicólogo para outro tipo de acompanhamento.

Caso perceba que suas mudanças de humor são muito frequentes, você enfrenta dificuldades para dormir e alterações no apetite, ou você tem vícios que atrapalham no seu dia a dia, procure um psiquiatra. Estes podem ser sinais de alerta. 

ACREDITO QUE ESTEJA SOFRENDO DE BURNOUT. A PSIQUIATRA PODE ME AJUDAR?

Sim. O tratamento de burnout é feito por um psiquiatra, muitas vezes em conjunto com um psicólogo, e fazendo uso de medicações. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GULA E COMPULSÃO?

A gula é algo esporádico. Você come pelo prazer de comer, passando do ponto de satisfação, mas não é algo que acontece a todo momento. Talvez você passe do ponto por conta de estresse, ou para compensar um dia ruim. Isto é apenas gula. A compulsão alimentar, por outro lado, é um transtorno psiquiátrico que pode causar doenças crônicas como a diabetes, hipertensão arterial, entre outras. A compulsão caracteriza-se pelo exagero constante; é possível perceber quando não se trata de um alimento específico, e sim de qualquer alimento disponível. A gula pode levar à compulsão alimentar, já que a causa do transtorno costuma ser emocional.  

QUAL DIFERENÇA ENTRE A PSICÓLOGO E PSIQUIATRA?

O psiquiatra atua na prevenção, diagnóstico, atendimento, tratamento e reabilitação das diversas doenças mentais. Essas condições tendem a ser mais severas, por isso o profissional faz uso de medicamentos (ainda que esta não seja uma regra). Já o psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e comportamentais de seus pacientes pela análise de atitudes, ideias, sentimentos e emoções. A partir daí, ajuda o paciente a identificar as causas e rever os comportamentos que estejam causando algum malefício. 

ANSIEDADE E DEPRESSÃO TÊM CURA?

Os transtornos de ansiedade não têm cura. Entretanto, o prognóstico é bastante variável. Alguns pacientes fazem o tratamento e não apresentam mais o quadro. Neste ponto, o paciente está em remissão, mas não curado. Algum gatilho externo pode desencadear a ansiedade novamente. A depressão também pode entrar em remissão, desde que tratada corretamente. Os tratamentos para a depressão são longos, e necessitam de terapia em conjunto com os medicamentos. Suspender o tratamento antes da hora pode acabar piorando o quadro geral.  

TODO O TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO É COM MEDICAÇÃO?

Não. A medicação é utilizada como um apoio para o tratamento. A psicoterapia é um dos pontos mais importantes de um tratamento psiquiátrico, enquanto a medicação serve como um estabilizador para o paciente. O psiquiatra decide qual o melhor tratamento para cada caso. 

TEM CONSULTA DE RETORNO?

Você tem direito a uma consulta de retorno em 30 dias. 

E SE EU PRECISAR DE EXAMES OU RECEITAS?

A médica psiquiatra é apta a solicitar exames para diagnóstico, bem como prescrever medicações e suplementos para o tratamento do paciente. A prescrição digital é fácil de fazer, fácil de utilizar e está disponível em todo o território nacional. Se você tem convênio de saúde, pode fazer seus exames pelo plano. 

A DRA REJANE ATENDE POR CONVÊNIO?

A Clínica Liberi não trabalha com convênios, mas você pode checar com a sua operadora a possibilidade de solicitar reembolso.

Dra Rejane Zaidan Scaglione

 

CRM/SC 23286 – RQE /SC18869

 

Dra Rejane acredita que o tratamento deve ser orientado ao paciente, buscando aderência ao tratamento e qualidade de vida.

 

Atende presencialmente na Clínica Liberi em Florianópolis, ou via telemedicina em todo o Brasil.