Durante a gravidez, priorize os alimentos certos

Durante a gravidez, priorize os alimentos certos

COMIDA DE VERDADE”, é um resumo da alimentação ideal para você priorizar na gestação.

Agora, todas as suas escolhas impactam não só em você, mas também na vida do seu filho e por isso você entende e se permite desapegar do que não te nutre e do que não faz bem. Entretanto, não é sobre ”o que não fazer” que devemos focar nesse período, mas sim sobre o que fazer mais vezes, o que priorizar e quais mudanças são importantes serem feitas.

 

Vou te dar 9 DICAS de alimentos importantes em TODAS as fases da gestação pra te ajudar a enriquecer a sua alimentação desde já!

 

1) Tenha sempre incluído nas refeições principais e lanches, folhas verde escuras e roxas como espinafre, repolho e alface, brócolis, folhas de mostarda e beterraba, acelga, couve, agrião, rúcula, almeirão… que são ricos em fitoquímicos e vitaminas essenciais na gestação.

2) Abacate ou avocado, uma das frutas mais ricas e completas! Rico em fibras, vitamina E, vitamina A, cálcio, potássio, magnésio e outros. Aproveite para usá-lo em saladas, lanches e sobremesas!

3) Oleaginosas, como amêndoas, nozes, castanhas, que são anti-inflamatórias, fontes excelentes de gordura boa, fibras, minerais e vitaminas. Servem como um lanchinho perfeito entre refeições na medida certa. Variedade de sementes como abóbora, girassol, chia, linhaça e gergelim, que são fontes de gorduras, minerais, vitaminas e fibras que auxiliam o intestino e que podem ser consumidas de lanche, como acompanhamento em saladas, sopas e sobremesas.

4) Uma opção maravilhosa de acompanhamento nos lanches e pratos principais é a pasta de gergelim, o Tahine, que é um alimento excelente em nutrientes e principalmente em cálcio que o bebê tanto precisa.

5) Biomassa de banana verde, é um superalimento para gestantes principalmente quando constipadas, por estimular o crescimento de bactérias no intestino, como os lactobacilos. Além disso, incluí-la na alimentação ajuda a diminuir a absorção de açúcares e gordura pelo organismo e fornecer bastante saciedade.

6) Leguminosas germinadas, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico. Não há nada mais vivo que um grão germinado. É vida brotando em seu interior, rompendo o envoltório da casca e começando a crescer, gerando uma nova planta, uma nova vida. Os grãos germinados são alimentos vivos, ricos em aminoácidos essenciais, minados de enzimas digestivas, oferecendo melhor digestibilidade e mais nutrientes. Germinadas ou não, as leguminosas são fonte de proteína, ferro, fibras e vitaminas. São essenciais para um cardápio balanceado e nutritivo de uma gestante.

7) Ovos (caipira ou orgânico), praticidade e versatilidade! Além de ser uma fonte excelente de proteína e de colina, nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas e auxilia na boa saúde do cérebro.

8) Frutas, de todos os tipos! Principalmente as cítricas e vermelhas, como laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, mirtilos, framboesas, romã, amoras, ameixa, morango. Recomendo no mínimo 3 porções de frutas por dia durante a gestação.

9) Sardinha fresca, o melhor peixe para gestação. É um dos peixes com menor concentração de metais pesados. Contém muito ômega-3, vitamina A e D. Fica uma delícia bem assada, temperada com limão e ervas naturais.

No Comments

Post A Comment